A Prefeitura de Horizonte promoveu, nesta quarta-feira (29/5), o II Fórum Comunitário Selo Unicef. Realizado no Centro Cultural Tasso Jereissati, o evento reuniu estudantes da rede municipal e profissionais da educação, saúde e assistência social, além de autoridades do município e representantes do órgão vinculado à ONU.
O fórum é parte do ciclo 2021-2024 do selo, o qual o município possui desde 2000. Ele tem como meta estimular a participação da sociedade civil nos processos políticos dos municípios, apresentando e discutindo as atividades realizadas e seus resultados ao longo desta edição.
“Nossa cidade tem um compromisso muito forte com a criança e o adolescente, mas é sempre válido termos algo extra que nos motive a fazer mais e melhor. O selo ele tem essa capacidade de fazer a gente se mexer. Neste último ciclo, nos mexemos: foram mais de 70 atividades pensadas para o bem-estar de crianças e adolescentes do município”, explicou Grecya Barros, articuladora do Selo Unicef – Município Aprovado em Horizonte.
Matheus Alexandre, estudante de 14 anos, é um exemplo do que as ações motivadas pelo Selo Unicef podem fazer. Ele foi um dos apresentadores do Fórum, mas, em um passado não tão distante, isso seria impossível. “Eu era muito tímido. Foi graças à Rádio Escola [projeto da Secretaria da Educação que reúne estudantes e professores na forma de difusão de conhecimentos] que peguei gosto pela oratória, e, hoje, estou aqui”, disse, sorrindo.
Perguntado sobre a importância do Selo Unicef para seu município, porém, Matheus foi mais sério. “É algo muito importante na vida do adolescente ter o selo em sua cidade. Acho que ele qualidade de vida; pode até ajudar adolescentes que estão fora da escola e estão entrando na criminalidade”, analisou ele.
Horizonte e Selo Unicef: 25 anos de uma relação frutífera
O município é um dos poucos a receber o Selo Unicef – Município Aprovado em todas as oito edições. A atual edição do selo, cujo ciclo vai de 2021 a 2024, conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.
Rui Rodrigues Aguiar, chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, comenta a relação entre o órgão e a cidade. “Logo que o Unicef chegou no Ceará, a gente acompanhou muito o trabalho de Horizonte na municipalização da educação e da saúde. É um município jovem, que nasceu já pensando nessa lógica da municipalização das políticas públicas. A gente muito mais aprende aqui do que traz alguma coisa nova para ensinar”, destaca.
Naturalmente, com uma relação tão longa, os vínculos são inevitáveis. Ao ver os resultados dos trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes horizontinos, Rui se emociona: “É uma história de amor, sabe? É uma coisa muito, muito rica. Os filhos e as filhas de Horizonte são como filhos e filhos nossos”, elogia o chefe de escritório da Unicef.
“Este é um trabalho coletivo de todos que estão aqui, representantes da sociedade e do poder público, que não medem esforços para que pudéssemos chegar até aqui e construíssemos a política de apoio a crianças e adolescentes”, analisa a deputada estadual e primeira-dama de Horizonte, Jô Farias.
Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre o órgão e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.
ความคิดเห็น